CONTEÚDO É REI!



Olá, Tudo bem? Eu sou Marcelo Soares e CEO da Agência Influens | Estratégia de Marketing Digital e estou feliz de ter sido convidado para falar aqui sobre a transformação digital no Marketing. Hoje lanço meu segundo editorial de 06 com o objetivo de mostrar como o Marketing Digital pode fazer grande diferença na geração de oportunidades para o seu negócio, projetar sua marca no mercado e deixar sua concorrência para trás. Vamos lá !!!

Essa semana terminei de assistir uma série da HBO chamada Succession (Eu sei, estou atrasado! Gente, muita coisa para ver e pouco tempo para assistir 😉) que conta a história de um magnata da Mídia nos EUA e a briga dos seus filhos para sucedê-lo nos negócios (excelente série, recomendo!) mas um dos enredos por trás da história principal me fez refletir sobre o poder da mídia em influenciar pessoas, e como a criação e distribuição de conteúdo pode afetar suas escolhas. No caso da série, cada filho escolhe focar em publicar um determinado conteúdo visando seus objetivos pessoais. Fazendo um paralelo com a realidade do nosso país, e focando especificamente em conteúdo produzido para publicidade conseguimos ver que em um passado recente o poder de influenciar pessoas estava nas mãos de poucos veículos de mídia e de empresas com orçamentos milionários em propaganda, fazendo com que os conteúdos produzidos ficassem limitados e dando a impressão que o público possuía pouco poder de escolha, e como os canais de distribuição chegavam no máximo em 4 maneiras diferentes de transmitir as mensagens. No resultado final, você se via preso em um ambiente sem variedade e com conteúdos produzidos em massa com serviços e produtos que não dialogavam diretamente com o público-alvo, ou seja, você.

Mas o que uma série falando sobre o poder de influenciar pessoas e o paralelo dos monopólios de Mídias e empresas com grandes orçamentos para publicidade no Brasil, tem a ver com você? Tudo ué! No meu primeiro artigo (não leu ainda? Não Acredito! Corre lá no site do Mania de Saúde ou no link do nosso Blog da Influens para se inteirar) falei como a revolução digital democratizou a maneira que a gente faz publicidade, hoje qualquer pessoa pode criar seu conteúdo e promover sua propaganda sem intermediários e orçamentos astronômicos.

Essa democratização eliminou os problemas como os canais de distribuição limitados, orçamentos milionários, conteúdos e publicidade que não atingem seu público-alvo. Em contra partida, gerou um novo problema: Como fazer o seu conteúdo e publicidade se destacar em um momento que toda a sua concorrência, tanto a grande como a pequena, estão fazendo a mesma coisa que você?

Já parou para pensar por que as pessoas escolhem assistir uma séria A e não a B? Ou por que opta por ver o Netflix ao invés de um canal aberto? E por que gosta de ver o Instagram da Dermatologista B e não a A? A resposta é simples, conteúdos que adicionam informações relevantes e/ou ajudam a solucionar problemas. Gente, vou contar um segredo para vocês, o conteúdo é o Rei da parada toda! É ele que define o tamanho da sua audiência e a sua relevância no oceano de concorrências e materiais publicados nas redes.

A criação de conteúdo relevante para seu público-alvo passa por alguns processos antes de simplesmente você definir seu design, criar e postar. Como disse no primeiro editorial, o planejamento de Marketing é essencial para organizar a maneira que a sua publicidade vai se comportar nas redes. Um dos itens mais importantes desse planejamento é a estratégia de conteúdo, nele é necessário uma definição clara do objetivo que deseja alcançar com a criação do seu conteúdo, entender quem é o seu público- alvo, e de como ele se comporta em cada fase da jornada do cliente(A jornada é o processo pelo qual seu público-alvo passa até se tornar um cliente de fato. É através dela que você decide quando falar com o cliente.), jornada essa, que começa na atração do seu serviço/produto e vai até a aquisição dele (gerando receita para o seu negócio), criação de métricas de acompanhamento e avaliação se seus objetivos estão sendo alcançados. Além da estratégia de conteúdo é necessário analisar o seu diferencial entre seus concorrentes. Isso passa pela análise do que você e/ou sua empresa tem de excelência, colocar isso em evidência, e observar o que seus concorrentes produzem.

Em outras palavras, focar só no design do seu feed, não é tão relevante quanto o que você tem a dizer para o seu público. O que você fala e como fala é a chave para ter sempre audiência presente nos seus canais de distribuição, e fazer com que eles virem leads e depois clientes.

Quer entender mais sobre as vantagens da estratégia de conteúdo e como ele se comporta na jornada do cliente vai até o blog (www.infleunsbr.com/blog) do nosso site e baixe o e-book.


Quer saber se seu conteúdo está atingindo seu público-alvo da maneira correta? Procure um dos nossos especialistas e marque uma hora.


Vamos conversar! https://www.influensbr.com/contate-nos.

Até Agosto 😊

13 visualizações

©2019 by Influens | Estratégias Digitais. Proudly created with Wix.com