Inbound Marketing | Gerando Oportunidades para o seu Negócio

Atualizado: 1 de Out de 2019

Há 10 anos, o chamado hoje de Velho Marketing ou Marketing Tradicional, ou offline ou Outbound Marketing dominava a cena quando falávamos de divulgação de serviços ou produtos. Ele tinha e ainda tem como tática a divulgação em massa, ou seja, não existe um critério personalizado, atinge qualquer pessoa utilizando ferramentas como TV, jornais, revistas, rádio etc. Com o desenvolvimento da tecnologia, outras ferramentas foram surgindo e com elas novas maneiras de conectar pessoas e marcas, uma conexão mais próxima e de via dupla. Temos como peças centrais para essa nova era do Marketing, a mudança de comportamento dos consumidores (o brasileiro fica em média 9 horas conectado à internet), os smartfones e o acesso à internet. Essas peças democratizaram a maneira de fazer Marketing e de consumir serviços e produtos, onde qualquer empresa ou pessoa pode divulgar suas ideias, produtos ou serviços sem a necessidade de verbas gigantescas e muitas vezes sem intermediários.

No final o que estamos assistindo é uma inversão da estratégia, saindo de Outbound Marketing que leva sua publicidade para a massa em geral para o Inbound Marketing que tem como objetivo atrair os potenciais clientes para sua empresa, fazendo com que eles te encontrem, criando uma comunicação mais próxima, entendendo suas necessidades, resolvendo seus problemas, facilitando sua vida, criando uma relação, para por fim encantá-los.

Ficou claro que como empresa, saímos da inércia de esperar o cliente nos encontrar e buscamos elaborar estratégias para criar oportunidades de chegarmos até os clientes em potencial. Gente, isso é GENIAL!, imagina você poder elaborar conteúdo para aquele público que você deseja atingir e de alguma maneira levar o propósito da sua empresa para aqueles que precisam e ainda gerar vendas.

Em um só artigo seria impossível explorar esse universo de possibilidades utilizando o Inbound Marketing, então eu criei um guia bem sucinto para dar uma ideia do que estamos falando. Para acompanhar ou se aprofundar siga a gente no Instagram @influensbr.

1 Estratégia de Negócio e Cliente

O primeiro passo é ter clareza da estratégia do seu negócio e do seu cliente. Uma real compreensão da proposta de valor do seu negócio, o que seu produto e/ou serviço tem de diferencial dos seus concorrentes, como você cria valor e para quem, e se você consegue identificar seu cliente, seus hábitos, atitudes, estilo de vida, entendimento digital e etc.

No final o que tem que ficar muito claro o que é o seu negócio, quem é seu cliente e como você pode agregar valor para ele. Não existe como começar a vender um serviço ou produto se você e as pessoas que trabalham com você não tiverem clareza disso.

2 Identificar e alcançar seus Cliente online

Para identificar e alcançar seus clientes são necessárias algumas ferramentas como: saber segmentar sua clientela, definir personas, entender e mapear a jornada do seu cliente, a fim de identificar suas motivações, comportamentos e NECESSIDADES.

A definição do segmento -alvo, faz com que você se conecte de maneira mais eficaz com as pessoas que possuem interesse no seu produto ou serviço.

A criação de Personas, é a representação de um segmento de consumidores, é ideal para delimitar objetivos, metas, necessidades, limitações, para entender e aprimorar o produto e serviço que você oferece É fundamental traçar as características psicológicas, idade, sexo e região dos consumidores, além de identificar e conhecer o estilo de vida, comportamentos, experiências, preferências e suas tomadas de decisões, essa análise é extremamente estratégica para alcançar seus objetivos.

E por fim, a jornada do consumidor, que engloba, todas as ações que uma pessoa faz, desde o momento que ela toma consciência da sua marca, até a tomada de decisão pela compra de seu produto ou serviço. Ela é muito importante para acelerar o processo do consumidor no funil de compra, como também, para identificar em que ponto da jornada, seria interessante você como empresa, entrar com informações mais aprofundadas, para ajudar seu cliente a passar para os próximos estágios, com o objetivo de construir um relacionamento sólido e duradouro e que leve a fidelização.

3 Data Marketing

O marketing orientado por dados é a estratégia de utilizar dados gerados pelos consumidores e ferramentas para alcançar seus objetivos pré-estabelecidos nas campanhas de marketing. A quantidade cada vez maior de dados quantitativos e qualitativos e ferramentas como Big Data e a Inteligência Artificial estão conseguindo converter o marketing cada vez mais personalizado para seus clientes.

Portanto, uma boa estratégia não será completa se não tiver objetivos e metas claras a serem alcançadas e de que maneira o acompanhamento dessas métricas irá medir o sucesso da sua estratégia. Os dados irão possibilitar a oportunidade de você coletar, medir e acertar o percurso da sua estratégia antes que ela finalize, dando a oportunidade de alcançar o sucesso nas suas campanhas de marketing.

4 Marketing de Conteúdo e Social

Segundo o Rock Content – umas das referências de Marketing Digital no Brasil – uma empresa que engaja seu consumidor por meio de conteúdo, recebe 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não adotam a mesma prática. Portanto um conteúdo relevante, que adiciona valor tanto para os clientes atuais, bem como aos clientes em potencial, é primordial para a estratégia do seu marketing digital.

O conteúdo pode adquirir enumeras formas, dependendo do que você julgar relevante para o seu cliente. A forma correta, vai muito de que tipo de canal esse material vai ser disponibilizado, a escolha certa do canal de publicação, fará toda a diferença (no raio )de alcance da sua campanha de marketing digital. Segundo o último report do Hootsuite , o brasileiro gasta aproximadamente 9 horas conectado à internet e dessas nove horas, três são acessando às redes sociais. É relativamente um número expressivo de horas, comparado ao resto do mundo, então podemos (afirmar ou deduzir) que utilizar as redes sociais como Instagram, Linkedin... para divulgação dos seus conteúdos, é uma excelente estratégia.

5 CRM E Marketing de e-mail

Customer Relationship Management – CRM é uma expressão utilizada que engloba tecnologia, dados, comunicação, criatividade, produtos para atingir e monetizar um determinado segmento de consumidor.

Com a evolução da tecnologia e o surgimento dos algoritmos é possível gerenciar o relacionamento ao nível do indivíduo. Alguns brincam que com a evolução dessa tecnologia, até a nomenclatura mudou para CMR - Customer Management Relationship - , onde o cliente tem o poder de escolha e cabe a ele, definir qual publicidade quer receber e ver. Então, saber utilizar as ferramentas de gerenciamento do cliente é fundamental para sua estratégia de marketing digital.

E-mail marketing é a arte de enviar mensagens para um determinado grupo de pessoas. Hoje com as ferramentas disponíveis você consegue direcionar e-mail para grupos segmentados por comportamento ou necessidade, dando a oportunidade ao cliente de conhecer seus produtos com mais ênfase.

6 SEM E SEO

As pessoas geram bilhões de pesquisas nos buscadores todo dia. Já parou para pensar como sua empresa ou produto é encontrado?

O SEM (Marketing em Mecanismo de Busca) permite você conectar sua empresa com produtos e serviços ao consumidor de forma mais eficaz e eficiente. Definir as palavras-chaves corretas, estudo de competidores, aplicação de estratégias, medição de impacto, revisão e correção do percurso, são táticas para sua empresa ficar bem posicionada nos buscadores e facilitar a comunicação com seu consumidor.

Só para pincelar o que SEM pode proporcionar, temos duas vertentes para ele, o chamado SEO (Otimização para Mecanismo de Busca) que nada mais é, que o SEM “Orgânico”, que seria a forma mais comum de obter um bom ranking nos buscadores. O outros são os anúncios patrocinados, aqueles que você paga para aparecer no início da pesquisa.

©2019 by Influens | Estratégias Digitais. Proudly created with Wix.com