SERÁ QUE O MARKETING DIGITAL VAI DOMINAR O MUNDO UM DIA?

Atualizado: 17 de Jun de 2019


Quem nunca escutou ou falou – Nossa ! a marca X gastou uma grana para colocar esse anúncio de 3 minutos no intervalo da Novela ou Jornal. Que grana que eles gastaram!

Estamos super acostumados a ver grandes marcas monopolizarem esse tipo de marketing com o consumidor, marcas que gerenciam gigantescas verbas destinadas ao Marketing em canais offline (chamado Marketing Outbound) como televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros, com o objetivo de alcançar seu público e alavancar suas vendas.

Durante anos, o Marketing Tradicional reinou como o único meio de divulgação de serviços e produtos. E Hoje? O marketing Tradicional morreu com a chegada da tecnologia? Estamos testemunhando um processo de substituição do Marketing Tradicional para o Marketing Digital?



A resposta é NÃO ! O que estamos presenciando não é uma substituição do Marketing Tradicional para o Marketing Digital (chamado de Inbound Marketing). O que estamos presenciando é uma democratização do Marketing. A transformação Digital, puxada pelo aumento dos Smartfones, acesso à internet, criação de conteúdos e novas ferramentas como: site/blog, design, multimídia (vídeos, gifs, música..), redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing e outros, está permitindo que as empresas de qualquer tamanho e trabalhadores autônomos acessem novos mercados de maneira significativa e sem precedentes.

O acesso ao Mundo Digital fez com que empresas tenham inúmeras possibilidades de estratégia para chegar até ao seu consumidor. Mas e agora? Onde investir meu orçamento de marketing, no tradicional ou no digital? O caminho para acessar a esses mercados e consumidores estão no balanceamento do que chamo do Círculo do Marketing. Aliar o Marketing Tradicional e o Marketing Digital sabendo dividir as estratégias para levar a sua marca ao mercado que deseja atingir.

Mas como fazer o balanceamento mais adequado ao seu negócio e investir seu dinheiro em serviços de marketing que esses te tragam retorno. Eu pessoalmente acredito em dois passos iniciais.

O primeiro passo é montar seu plano de marketing, esse planejamento é essencial para montar as suas estratégias de Marketing e conseguir balancear seu círculo entre Marketing Tradicional e Digital.

Esse plano é a maneira de organizar como se dará o marketing da sua empresa. Existem inúmeras ferramentas para elaboração do plano de marketing, mas em todas são necessários: o que, quem, quando, por que, como, onde, métrica e otimização.

O QUE - O "o que" faz referência à oferta. O que é anunciado? Geralmente anunciamos um negócio ou organização e os produtos e serviços. É aqui que articulamos o que o negócio realiza e qual produto ou serviço ele oferece. Qual é o modelo de negócio? Qual é a proposta de valor?

QUEM - O "quem" se refere às pessoas para quem anunciamos. Quem são os clientes?

QUANDO - "Quando" faz referência à jornada do cliente (comportamento do cliente no momento que ele encontra sua marca até a compra do seu produto e/ou serviço). Nem todos os clientes conhecem o negócio ou a oferta. O marketing dependerá de quando os clientes puderem receber a informação.

POR QUE - O "por que" pode ser a parte mais importante de qualquer plano de marketing. Por que nos engajamos em um marketing? Ele faz referência ao objetivo de marketing, que pode ser o aumento nas vendas, a conscientização da marca ou a instalação de aplicativos.

COMO - O "como" faz referência às mensagens e conteúdos para alcançar clientes.

ONDE - "Onde" se refere ao local onde encontramos os clientes. Também chamamos isso de canais. Há muitos, e o marketing dependerá da escolha deles para alcançar o cliente.

MÉTRICAS E OTIMIZAÇÃO – Gerenciamento das informações no mundo Digital, tudo nele pode ser medido e monitorado.

O segundo passo é elaborar uma linha de comunicação que deve ser a mesma em todos os meios, para que o cliente lembre da sua marca. Marcar presença em diversos meios também dá uma maior credibilidade à marca.

Portanto, o que andam falando por aí, que o Marketing Tradicional está morrendo e só o Digital reinará absoluto é uma pura inverdade. Podemos aliar os dois da melhor maneira e alcançar melhores resultados. Só temos que ter em mente que um planejamento bem feito com objetivos claros e mensuráveis, conhecimento de quem é seu público-alvo e uma linha de comunicação da sua marca com o seu consumidor, construindo bons relacionamentos poderemos chegar em balanceamento perfeito entre os dois Marketing.

No editorial 02 nós iremos aprofundar na parte do círculo do Marketing Digital e o que ele pode fazer para sua empresa se destacar e crescer.


Até Julho 😊


24 visualizações

©2019 by Influens | Estratégias Digitais. Proudly created with Wix.com